6 TENDÊNCIAS DE TI PARA 2021

1. Business Intelligence e Big Data:

O Big Data não é exatamente uma tendência porque já é uma realidade em um grande número de empresas. Entretanto, sua presença nessa lista se justifica pelo tamanho da expansão prevista dentro da área, principalmente, quando aplicada ao Business Intelligence.

O Big Data mudou a forma como as empresas tomam decisões sobre todas as áreas do negócio, permitindo que as organizações tenham maior conhecimento sobre seus clientes, produtos e serviços.

A função estratégica do Big Data demanda profissionais especializados capazes de captarem dados, transformá-los em informações relevantes que irão auxiliar empresas a fornecer melhores soluções e com custos mais baixos.

 

2. Inteligência Artificial (IA):

A inteligência artificial saiu dos filmes de ficção e está chegando no dia a dia de empresas de todos os portes e setores.

Cada vez mais o mercado de TI oferece oportunidades para profissionais que dominam ferramentas como:

IBM Watson;
Keras;
Tensorflow;
Azure Cognitive Services;
Pybrain.
A aplicação da IA é uma tendência crescente por possibilitar a criação de sistemas autônomos, que ampliam a produtividade das empresas e facilitem a vida das pessoas.

O desenvolvimento da inteligência artificial se une à engenharia e robótica para a criação de dispositivos físicos que passarão a ser usados no dia a dia de forma mais democrática pelo grande público. Entre estes dispositivos estão:

robôs;
veículos autônomos;
aplicativo inteligentes.
Caso você tenha interesse em investir em uma carreira de desenvolvedor de app, criar aplicativos que permitam a automatização de tarefas como priorização de e-mails e organização de arquivos é uma oportunidade de mercado e tendência na área de TI.

Para uma empresa de soluções de TI considere criar sistemas inteligentes que realizem tarefas de atendimento e vendas automáticamente.

Você já deve ter ouvido falar sobre chatbots. Aprender mais sobre eles é uma boa dica!

 

3. Internet das Coisas:

Falar sobre objetos inteligentes nos leva a outra tendência de TI: a internet das coisas.

De maneira geral, o objetivo da Internet das Coisas é deixar tudo ao nosso redor mais inteligente.

Fez um convite de última hora para os colegas de trabalho para um happy hour na sua casa? Acesse um app e peça para a geladeira deixar as cervejas na temperatura ideal. Ela irá se ajustar para atender a sua demanda, sem deixar as garrafas congelarem.

Esse é apenas um exemplo do que é a Internet das Coisas (IoT) e como ela pode ser usada.

E a tendência para os próximos anos é que essa tecnologia se democratize, oferecendo esses recursos a preços mais baixos. Isso fará com que assistentes virtuais e objetos inteligentes façam parte da vida de todo mundo, assim como hoje fazem parte os smartphones.

Dentro das empresas a Internet das Coisas pode ser aplicada para fazer o controle do consumo de energia automaticamente, por exemplo.

 

4. Atenção a LGPD:

No Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados ou, simplesmente, LGPD regulamenta e monitora o tratamento de dados virtuais, ou seja, os dados que todo mundo já preencheu ao fazer um cadastro online.

A lei surgiu apenas em 2018 e por isso é importante estar atento ao que ela diz.

O profissional da segunda década dos anos 2000 vai precisar dominar todas as regras e normas presentes na LGPD para garantir que seus projetos estejam de acordo com o que é exigido.

 

5. Social Business:

Uma das tendências de TI mais fortes para os próximos anos está relacionada a aplicação de soluções de TI para melhorar o relacionamento entre empresas e consumidores.

Depois da segmentação de clientes e da análise de dados de perfil e comportamento, o Social Business surge com uma proposta de otimizar o trabalho das empresas em busca de uma melhor relação com seus clientes e prospects e também em resposta ao desejo dos clientes em obter respostas personalizadas e imediatas a suas necessidades.

Entre as propostas usadas para a criação de uma melhor experiência do usuário estão os softwares de automação de marketing e os chatbots.

 

6. Cloud Computing:

Você já deve ter ouvido falar em Google Drive ou Dropbox. Eles são exemplos de soluções de armazenamento em nuvem usados por empresas de todos os tamanhos.

Além de oferecer mais segurança por garantir que os documentos da empresa estarão a salvo de problemas físicos como queima de um computador, incêndios e inundações, o backup em ferramentas de cloud computing facilita o acesso de pessoas autorizadas a documentos em qualquer lugar ou hora e diminui a necessidade de armazenamento de pastas de arquivos físicas.