SOLUÇÕES PARA PREVENÇÃO DE PERDAS CATATRÓFICAS DE DADOS

Perda de dados: como prevenir e o que fazer caso ocorra na sua empresa:

A perda de dados é um dos desafios mais críticos enfrentados pelas empresas modernas, podendo resultar em consequências catastróficas para o ambiente corporativo.
Desde violações de segurança cibernética até falhas de hardware, diversas situações podem levar à perda de dados, comprometendo a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações empresariais.

Como os dados podem ser perdidos?

– Falta de preparo da equipe em relação à segurança de dados:

O despreparo da equipe em relação à segurança é uma das principais causas de perda de dados em empresas. Isso pode ocorrer devido à falta de conscientização dos colaboradores sobre práticas seguras de manipulação e armazenamento de dados e também devido à ausência de treinamentos para difundir as boas práticas e explicar como aplicá-las.
Outra situação que facilita a perda de dados é o uso de senhas fracas ou compartilhadas entre várias pessoas, o que facilita o acesso não autorizado aos sistemas e dados sensíveis.
Além disso, situações como a má gestão de dispositivos móveis e a falta de atualização dos softwares também demonstram a falta de preparo da equipe para evitar a perda de dados.

– Desastres naturais:

Os desastres naturais, como incêndios, inundações e tempestades severas, representam uma ameaça significativa para a integridade dos dados de uma empresa.
Esses desastres podem danificar severamente os equipamentos de TI, incluindo servidores, unidades de armazenamento e dispositivos de backup, resultando na perda permanente de dados e em um enorme prejuízo.
Além disso, interrupções na energia elétrica causadas por desastres naturais podem impedir a continuidade dos processos de armazenamento e backup, que também resultam na perda de dados.
Desastres como inundações e incêndios podem resultar na impossibilidade de acessar os locais físicos onde os dados são armazenados, dificultando ou impossibilitando a recuperação dos dados perdidos, quando a empresa não utiliza a computação em nuvem.

– Falta de manutenção preventiva:

Para gestores que ainda não investem na manutenção preventiva, isso pode parecer muito complexo, no entanto pequenos cuidados inseridos nas rotinas do negócio podem cooperar com um plano arrojado de manutenção.
Por exemplo, quando softwares ficam com atualizações atrasadas, a perda de dados ganha maiores chances de acontecer.
Ignorar a necessidade de atualizações de segurança e patches de software pode deixar os sistemas vulneráveis, tornando-os alvos fáceis para ataques cibernéticos.
Além disso, não implementar sistemas de monitoramento adequados para identificar problemas potenciais, como falhas de hardware ou erros de sistema, pode resultar nas famosas “falhas inesperadas”, que também levam à perda de dados.

– Falta de backup:

Quando os gestores de TI não implementam rotinas regulares de backup dos dados críticos da empresa, informações importantíssimas podem ser pedidas irreversivelmente em caso de falhas de hardware, ataques cibernéticos ou corrupção de dados.
Outro aspecto a ser pensado é onde o backup está sendo armazenado. O armazenamento em locais inadequados, como dispositivos de armazenamento físico não seguros ou na mesma rede que os dados originais, aumenta ainda mais o risco de perda de dados.

– Falta de investimento em cibersegurança:

Não investir em atualizações regulares de softwares e práticas de segurança deixa a empresa vulnerável a ataques cibernéticos, pois as vulnerabilidades conhecidas não são corrigidas, facilitando o acesso não autorizado aos sistemas e aos dados.
Muitas empresas não apenas não atualizam suas ferramentas e práticas como simplesmente não contam com os recursos mais básicos de proteção de dados, como firewalls robustos, antivírus e sistemas de detecção e de prevenção de intrusões.

Quais as maiores causas de perda de dados em empresas?

– Presença de vírus nos dispositivos:

Eles geralmente são distribuídos por meio de arquivos infectados, links maliciosos ou anexos de e-mail. Nesse quesito, podemos enquadrar os malwares, os ransomwares e a injeção de códigos maliciosos.
Se não houver um backup dos dados afetados, a empresa pode ser forçada a pagar o resgate ou enfrentar a perda permanente dos dados.

– Invasões e acessos indevidos:

Os hackers podem usar técnicas sofisticadas para contornar as defesas de segurança e ganhar controle sobre os dados sensíveis de uma empresa, daí a importância da cibersegurança.
Nos ataques de força bruta, por exemplo, os cibercriminosos tentam repetidamente várias combinações de senhas para acessar contas protegidas. Se as senhas forem fracas, eles podem acessar rapidamente os sistemas da empresa.

– Danos no disco rígido:

Os danos ao disco rígido podem ocorrer de várias maneiras e representam uma das principais causas de perda de dados em empresas.
Diferentemente dos ataques cibernéticos, os danos físicos podem resultar na perda total ou parcial dos dados armazenados, sem a intervenção maliciosa de terceiros.
Algumas das principais causas de danos no disco rígido incluem as falhas de hardware, o mau funcionamento elétrico, as quedas ou impactos físicos e a exposição a elementos como água, umidade, poeira e calor.
Falhas nos softwares:
As falhas nos softwares são outra causa significativa de perda de dados em empresas, representando vulnerabilidades que podem resultar na corrupção ou perda de informações importantes.
Alguns cenários comuns que podem levar a essas falhas incluem os erros na programação, as atualizações malsucedidas, a falta de integração entre os sistemas utilizados na empresa e, claro, os ataques cibernéticos.
Até mesmo os softwares mais avançados e robustos podem apresentar falhas se não forem atualizados devidamente e se não se associarem aos recursos de cibe segurança.

O que pode acontecer a um negócio se houver perda de informações?

– Prejuízos financeiros;
– Danos à reputação da empresa;
– Impacto nas operações comerciais;
– Riscos legais e de conformidade;
– Redução da produtividade e eficiência;
– Ameaça à continuidade do negócio;
– Danos à competitividade no mercado;
-Impacto nas estratégias de marketing e vendas, entre outros.

Como prevenir a perda de dados?

A perda de dados e suas consequências podem ser evitadas a partir de algumas ações estratégicas inseridas nas rotinas das empresas.

Veja abaixo as principais entre elas:

• Implemente políticas de segurança de dados;
• Mantenha sistemas e softwares atualizados;
• Implemente medidas de segurança física;
• Realize backups regulares dos dados;
• Implemente ferramentas de monitoramento e auditoria;

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Fonte: https://deskmanager.com.br/blog/perda-dados/