INOVAÇÃO EM TI: CONFIRA 6 TECNOLOGIAS PARA FICAR DE OLHO E SE MANTER COMPETITIVO
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA INOVAÇÃO EM TI NA SUA EMPRESA?
O setor de TI é responsável por aumentar a eficiência e produtividade das empresas, bem como fornecer soluções inovadoras para problemas complexos. Nesse sentido, as inovações em TI potencializam essa função, proporcionando diversos benefícios como os que abordaremos a seguir.
Acompanhe!
AUMENTAR PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO DA EQUIPE:
Um ambiente organizado e alinhado às estratégias da equipe de TI tende a ser extremamente benéfico para as empresas. Isso porque os integrantes do time de tecnologia da informação costumam passar horas resolvendo problemas dos mais variados níveis de dificuldade.
Logo, contar com ferramentas capazes de combinar e organizar informações adequadamente contribui para o aumento da produtividade e motivação de todos que trabalham nesse setor.
REDUÇÃO DE CUSTOS:
Primeiramente, antes de falarmos sobre a redução de custos, é importante ressaltar a diferença entre gastos e investimentos. Basicamente, quando você gasta, não é devolvido nada em troca.
Entretanto, ao investir, é certo que haverá um retorno, seja a curto, médio ou longo prazo.Com esse entendimento, a redução de gastos acontece quando há o investimento em treinamentos e softwares que, com o tempo, te ajudarão a economizar recursos e assim diminuir seus custos.
SEGURANÇA DE DADOS:
Nesse ponto, a inovação em TI é extremamente importante. Afinal, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros temas relacionados à segurança da informação tem se tornado pauta em diversos ambientes corporativos.
Mas, o que de fato a inovação em TI tem a ver com isso? As novas tecnologias estão mais preocupadas em aprimorar quesitos ligados à segurança. Programadores e desenvolvedores trabalham na descoberta de novas ameaças e em formas de combatê-las.
MELHORIA DOS PROCESSOS:
A inovação em TI está diretamente ligada ao aumento da produtividade do setor, pois, acima de tudo, o lançamento de novas tecnologias visa aprimorar como os procedimentos são realizados.
Isso explica a incessante busca por novas soluções e a necessidade ininterrupta de melhorias. Em outras palavras, refinar as etapas de cada processo é um trabalho que exige continuidade e que precisa considerar a realidade do momento.
VEJA AS 7 INOVAÇÃO EM TI QUE VOCÊ PRECISA FICAR DE OLHO:
Grande parte das inovações se tornaram ainda mais relevantes com os avanços tecnológicos e a mudança do perfil do cliente atual.
Desse modo, confira algumas das maiores tendências na área de tecnologia da informação para os próximos anos.
1. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA):
A Inteligência Artificial contribuiu para que diversos processos, em diferentes setores da economia, pudessem ser automatizados.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Indústria 4.0 conseguiu absorver melhor os impactos da pandemia se compararmos as empresas que não investiram em inovação.
2. DATA ANALYTICS:
A coleta e análise de dados permite que gestores consigam ter um entendimento mais detalhado acerca das necessidades dos seus clientes.
Dessa forma, a junção do Big Data com o Data Analytics faz com que as tomadas de decisões sejam mais acertadas, além de promover a manifestação de percepções estratégicas.
3. CLOUD COMPUTING:
Cloud Computing é um modelo de entrega de serviços de computação pela internet, sendo utilizadas por organizações que desejam escalabilidade e flexibilidade, ou que procuram reduzir custos com infraestrutura interna e até alugar recursos de computação e armazenamento, conforme a demanda, pagando apenas pelo que usam.
Os grandes provedores de clouds públicas, como Google, Amazon e Microsoft, oferecem os principais modelos de serviços como:
SOFTWARE COMO SERVIÇO (SAAS):
Ferramenta que software são disponibilizados para utilização através da internet, como:
- Google Workspace;
- Microsoft Office 365;
- Trello;
- Slack;
- Shopify;
- entre outros.
PlATAFORMA COMO SERVIÇO (PAAS):
Ambiente de desenvolvimento completo para construírem, testarem, implantarem e escalarem aplicativos na nuvem, como:
- Google App Engine;
- Heroku;
- Google BigQuery;
- AWS Elastic MapReduce;
- Azure HDInsight;
- AWS Relational Database Service;
- Google Cloud SQL;
- Microsoft Azure SQL Database;
- Oracle Database Cloud Service;
- entre muito outros.
INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO (IAAS):
Onde recursos de infraestrutura, como servidores, armazenamento, rede e segurança, etc, são oferecidos para utilização das empresas. Alguns exemplos desses recursos incluem:
- Amazon Elastic Compute Cloud (EC2);
- Google Compute Engine (GCE);
- Microsoft Azure Virtual Machines;
- Amazon Simple Storage Service (S3);
- Google Cloud Storage;
- Microsoft Azure Storage;
- Amazon Virtual Private Cloud;
- Google Virtual Private Cloud;
- Microsoft Azure Virtual Network.
DESKTOP AS A SERVICE(DAAS):
Serviço gerenciado de desktop virtual é oferecido por clouds como Google Cloud Virtual Desktops, Amazon WorkSpaces, Microsoft Windows Virtual Desktop.
4. INTERNET DAS COISAS (IOT — INTERNET OF THINGS):
Um dos grandes benefícios da Internet das Coisas (IoT) é a possibilidade de obter relatórios completos a respeito das condições do ecossistema de TI e ainda gerar dados úteis ao Big Data.
Com a IoT permitindo que máquinas e dispositivos se conectem e troquem dados entre si, se tem maior controle e monitoramento dos processos de produção, que juntamente com a IA, é possível melhorar a eficiência, produtividade e qualidade destes processos.
5. CHATBOTS:
Por meio de conversas padronizadas, o público encontrará mais facilidade ao se relacionar com o seu negócio, o que trará impactos positivos na jornada de compra do consumidor.
Essas conversas podem ser usadas em diversas áreas, como atendimento ao cliente, vendas, suporte técnico e marketing.
Utilizando uma base de conhecimento e algoritmos de processamento de linguagem natural (NLP), os chatbots farão com que os usuários se sintam mais confortáveis em interagir, melhorando a experiência do usuário e aumentando a eficiência operacional das empresas.
6. MACHINE LEARNING:
A aplicação do Machine Learning nas empresas pode ajudar a prever falhas em equipamentos, oferecer análises de risco de crédito, previsões de vendas e muito mais, através de algoritmos e modelos estatísticos, permitindo que processos automatizados aprendam a partir de dados sem ser explicitamente programados
7. REALIDADE VIRTUAL:
A utilização da realidade virtual tem sido amplamente difundida em diversas áreas, tais como educação, saúde, jogos, treinamento, entretenimento e muitas outras, ajudando a melhorar a experiência do usuário.
É possível visualizar e interagir com produtos em uma experiência imersiva, treinar funcionários em ambientes de alto risco ou difíceis de reproduzir na vida real, permitir que alunos visitem e interajam com ambientes históricos distantes, e até mesmo reduzir custos de viagem para museus e cidades, entre outras aplicações.
Resumindo, essa estratégia dá uma nova cara à companhia e faz com que o atendimento seja mais humanizado.
Fonte:https://leega.com.br/data-analytics/2023/04/24/inovacao-em-ti/