
5 TENDÊNCIAS DE TI PARA 2022
É impressionante a velocidade que novas tecnologias surgem e impactam a sociedade e os ambientes de negócios. A pandemia acelerou ainda mais esse progresso e, tendências de TI que pensávamos que se concretizariam apenas anos à frente, já fazem parte do nosso cotidiano.
A título de exemplo, segundo uma pesquisa do Observatório Febraban, 60% dos entrevistados passaram a usar mais canais virtuais para se relacionar com seus bancos. Além disso, foram cerca de 10 milhões novos bancarizados no país. Esse avanço foi, em grande parte, motivado pelo auxílio emergencial ao longo de 2020 e 2021.
Não apenas no setor bancário o avanço tecnológico ficou evidente. Similarmente, em diversas outras áreas percebem-se tendências de TI importantes que vão impactar a relação das empresas com o público.
A seguir confira 6 das principais tendências que prometem resultados ainda mais significativos nos negócios em 2022.
1. Chatbots ainda mais inteligentes
Com a intensificação dos canais digitais para vendas e divulgação de serviços, como sites corporativos e lojas virtuais, as empresas têm investido cada vez mais na qualidade do atendimento ao cliente.
Nesse contexto, a implementação de chatbots inteligentes cumprem um papel cada vez mais importante. Dessa forma, garantem ganhos em escala.
Mas não basta integrar um chatbot que não consegue suprir as necessidades dos usuários. Por isso, surgem soluções de chatbots com inteligência artificial (IA) capazes de dar respostas ainda mais eficientes. Com recursos avançados, conseguem conduzir uma conversa mais natural e personalizada.
Em um passo ainda mais avançado, os robôs de voz com IA podem até ajustar o tom de voz e animação conforme o que entendem das intenções e sentimentos do cliente.
2. Uso mais intensivo dos assistentes de voz
Os assistentes de voz estão ficando cada vez mais populares. Já presentes nos smartphones, eles ganharam gadgets dedicados e fazem parte do cotidiano de muitas famílias.
Com simples comandos de voz, é possível acessar informações e iniciar ações automatizadas em casas inteligentes e até mesmo fazer compras. Assim, todo o processo pode ser feito sem a necessidade de abrir nenhuma interface gráfica ou digitar nenhum comando.
3. Criação de novos serviços a partir da tecnologia em nuvem
A computação em nuvem é uma das tendências de TI que perdura há anos e anos. Em 2022, essa estratégia continuará sendo uma das principais bases para os pilares da infraestrutura tecnológica das empresas.
A ideia é que cada vez mais serviços, como EPRs, sejam criados especificamente para funcionar na nuvem, diferente da ideia de lançar para a cloud aplicações já produzidas.
4. Ampliação da inteligência artificial
A inteligência artificial é uma das tendências de TI que estão presentes nos artigos entusiastas todos os anos. E não é pra menos! Cada vez mais as empresas estão buscando novas aplicações, e os investimentos com IA são crescentes.
O avanço do 5G, que segundo a IDC vai gerar US$ 2,7 bilhões em novos modelos de negócios, impactará diretamente as tecnologias de inteligência artificial, aumentando as possibilidades de aplicações.
Assim, é natural que vejamos aumentar o uso de IA pelas organizações como uma forma indispensável de lidar com um crescente volume de informações e eventos.
5. Privacidade de dados e segurança
A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) foi criada com o objetivo de definir diretrizes específicas para a coleta, o processamento e o armazenamento de dados pessoais. Embora tenha entrado em vigor em 2020, ainda representa um grande desafio para as organizações.
Segundo dados da IDC, apenas 50% das empresas afirmam estar avançadas na adequação à lei. O mapeamento e controle dos dados foi apontado por elas como uma das maiores dificuldades.
Por isso, as empresas buscam tecnologias avançadas de segurança para aprimorar os recursos de proteção aos dados, como as técnicas de computação para fornecer melhorias à privacidade (PEC).
Essas tecnologias são utilizadas para dar proteção aos dados enquanto estão em uso, permitindo o processamento e compartilhamento ainda mais confiáveis.
Fonte: InovTi