O QUE É OUTSOURCING DE TI E COMO FUNCIONA?

Já ouviu falar em Outsourcing de TI?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, vemos muitas empresas apostando em soluções inovadoras como essa. E a proposta do Outsourcing é proporcionar acesso aos melhores hardwares e softwares por um ótimo custo-benefício.
Essa tendência é evidenciada por um estudo da IDC Brasil, que prevê uma alta de 11% do mercado de TI. Segundo a pesquisa, os negócios pretendem investir mais em segurança, inteligência artificial, nuvem pública, modernização de sistemas de gestão (ERPs) e experiência do usuário.

Outsourcing de TI é a contratação de empresas terceirizadas e especializadas para executar serviços relacionados ao setor de Tecnologia da Informação de um negócio.

Entre os serviços que podem ser oferecidos no modelo de outsourcing estão:

  •  Locação de equipamentos de TI;
  • Locação de impressoras;
  • Softwares e opções de gerenciamento;
  • Suporte técnico;
  • Manutenção preventiva;
    atualização;
  • Reposição de peças.

O grande diferencial da terceirização de TI é que a partir dela se torna possível reduzir custos, alavancar a produtividade, modernizar a organização e ainda melhorar a conversão e retenção de clientes. Isso porque a empresa de Outsourcing de TI fornece softwares e hardwares modernos e sempre atualizados, não sendo necessário que a contratante se preocupe com a compra, manutenção ou atualização.

Quais os benefícios do Outsourcing de TI?

1. Customização e flexibilidade:

Um dos grandes benefícios que o Outsourcing de TI pode proporcionar é a customização e a flexibilidade. Como o foco do serviço é suprir as necessidades da organização, são fornecidas soluções personalizadas e sob demanda.

Assim, se o seu negócio for contratar o Outsourcing e Gestão de Ativos de TI, por exemplo, a empresa           terceirizada começará o trabalho fazendo um levantamento para entender seus objetivos e necessidades empresariais. Dessa forma, fornecerá os equipamentos que mais se enquadram nas características identificadas.

Além disso, em caso de surgir a necessidade de gerenciar os hardwares, a empresa de outsourcing também poderá oferecer softwares de gestão, garantindo mais eficiência às rotinas operacionais;

2. Redução de custos:
Muito além da compra de equipamentos e máquinas, é necessário também realizar constantemente a manutenção, atualização e reposição de determinadas peças. Nesse sentido, os custos com gestão de TI acabam sendo muito altos para as empresas.

Mas, a notícia boa é que com o Outsourcing de TI é possível reduzir custos consideravelmente. Primeiro, porque ao invés de adquirir os equipamentos, é feita a locação. Segundo, porque os serviços de outsourcing são sob demanda, contratados conforme as necessidades do negócio e as soluções de manutenção e suporte estão inclusas;

3. Acesso a tecnologias e equipamentos atualizados:
Todos os anos são lançadas novas tecnologias e atualizações relevantes. Isso faz com que softwares e hardwares se tornem desatualizados em uma velocidade cada vez maior, demandando atenção dos gestores das empresas.

Ao optar pela terceirização dos serviços de TI, essa necessidade será resolvida, já que a empresa poderá ter acesso a equipamentos e sistemas sempre atualizados.

Como saber se a minha empresa precisa de Outsourcing de TI?

Alguns fatores podem ser avaliados para decidir se o Outsourcing de TI é a melhor opção para a sua empresa:
  • Necessidade de reduzir custos;
  • Demanda por atualização;
  • Expectativa de maior eficiência nas rotinas;
  • Dificuldade para selecionar os equipamentos e tecnologias mais adequadas às necessidades;
  • Falhas no gerenciamento;
  • Dificuldades em realizar a manutenção
    ou escolher um fornecedor confiável.

Caso você se identifique com alguma das características acima, o Outsourcing de TI pode vir a somar muito para o seu negócio, trazendo as vantagens que mencionamos anteriormente.

 

Referência: https://selbetti.com.br/outsourcing-de-ti-o-que-e-e-quais-os-beneficios